sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Descubra mais sobre a Idade Medieval



A Sociedade Medieval






No século X, várias regiões da Europa sofreram uma crise geral á qual estão associadas a desestruturação do Império Carolíngio e as invasões dos vikings, muçulmanas etc.

Um clima de guerra e insegurança espalhou-se por várias regiões da Europa sofreram uma crise geral à qual estão associadas a desestruturação do Império Carolíngio e as invasões vikings, muçulmanas etc. Um clima de guerra e insegurança espalhou-se por várias regiões européias ocidentais. Ao mesmo tempo, estruturava-se o que chamamos Feudalismo, sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de gurereiros especializados, os senhores feudais, subordinados uns aos outros por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver. A sociedade Medieval era representada, principalmente por três ordens. Cada uma dessas ordens representava uma função específica na sociedade e as pessoas pertenciam a uma delas por seu nascimento, exceto os sacerdotes. Vejamos: O Clero: ordem dos membros da Igreja Católica, destacando-se os dirigentes superiores, como bispos, abades, e cardeais. Os dirigentes da Igreja administravam suas propriedades agrárias e tinham grande influência política e e ideológica, influenciando na formação das mentalidades. Existia também os Nobres, ordem dos detentores da terra que se dedicavam basicamente às atividades militares. E, não esquecer da classe dos Trabalhadores, ordem que reunia a maioria da população camponesa. Nessa ordem, encontramos todos aqueles que realizam algum trabalho para sustentar a sociedade: os artesãos, os comerciantes, os camponeses livres e os servos. Enfim, se observarmos, a sociedade medieval, não é muito diferente da sociedade atual onde a classe dos trabalhadores é mola propulsora na sustentação da sociedade, mas vive, em situação opressora e sem oportunidade de ascensão social.

2 comentários:

UM ATO DE AMOR - INCLUSÃO disse...

Infelizmente hoje em dia os trabalhadores rurais e o proletariado não vivem uma situação muito diferente da que vivia o campezinato da Idade Média.
Rosimery

A história é uma festa disse...

Oi meninas...o blog de vocês me deu vontade viajar...linnndoooo...

visitem o meu também..
http://ahistoriaeumafesta.blogspot.com/

Beijuxxx Mônica